Publicado em: **Quinta-Feira, 11/12/2025**
Introdução:
A Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Brasil ou somente Brasil de Farroupilha é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Farroupilha no Estado do Rio Grande do Sul. Disputou ao longo de sua historia o gauchão, teve momentos difíceis na segunda divisão, ficando 10 anos seguidos lá, até ser transformada em SAF logo na aprovação da lei que permitia a criação da mesma, em 2021 na qual mostrou resultados logo no seu inicio, a subida para a principal divisão regional foi feita em 2023 e só precisou de apenas dois anos para conseguir seu acesso inédito a Serie D e nas divisões nacionais desde 1993, mas apesar de ter parecido fácil a historia por trás mostra ser muito diferente...
História
A história do nascimento do Brasil passa pela necessidade de atrações esportivas na cidade de Farroupilha, então um grupo de jovens iniciam as tratativas para a fundação de uma equipe de futebol na cidade e em 15 de Janeiro de 1939 a criação do Brasil Futebol Clube, o Gigante das Castanheiras é concluída.
Em 1949 o estádio das castanheiras seria construído, sendo até reformado em 2007 e conseguindo o padrão FIFA, podendo assim até sediar uma partida de copa do mundo!
A primeira "conquista" do clube surge apenas em 1963, sendo o Campeonato Gaúcho de times amadores, com o relativo sucesso no futebol amador, o Brasil de Farroupilha decide pela sua profissionalização em 1970.
Não foi fácil, o clube viveu nas divisões de acesso por mais tempo que em sua queda em 2000, mas uma base de jogadores forte e um trabalho de médio prazo iniciado em 1990 o clube finalmente 1992 nao só ganha o acesso mas é campeão da segunda divisão gaúcha, seu único titulo até o momento, no ano seguinte atingiria seu auge, em 93 conseguiu participar da antiga Serie C, sua única participação (até agora), em 95 conquistou uma quinta posição na classificação geral do gauchão, chegando ainda nas fases finais, batendo de frente com os grandes.
O fim de seu auge chegaria em 98 aonde brigaria para nao cair, e no ano seguinte além da campanha pífia no meio da tabela, o gauchão passaria no ano que vem a ter apenas 20 clubes jogando, anteriormente sendo 40, isso foi o suficiente para fazer o Brasil cair para a segunda divisão.
A reconstrução inicial é um desastre, a forma antiquada de gerenciamento do Brasil nao condizia mais com o esporte, até tentaria parcerias de destaque com a empresa Cortiana e com a prefeitura da cidade, além de criar seu próprio hino e fazendo aquele mascote horrível que nao deve ser falado sobre, mas isso se mostraria insuficiente, o auge da decadência seria em 2018 com uma campanha desastrosa e cheia de empates o clube cai para a terceira divisão com duas rodadas de antecedência, a sua pior posição na historia.
O clube tambem foi competitivo em certos momentos mas sempre bateu na trave, em 2004, 2008, 2010, 2011, 2014, 2015 e 2016 o clube chegou muito próximo de ganhar o acesso para o gauchão mas sempre fracassando no final, o destaque vai para 2016 aonde na fase final o clube conseguiu a proeza de empatar TODOS os jogos, incluindo contra o saco de pancadas, o União Frederiquese que se tivessem vencido os dois jogos teriam ganhado o acesso.
Fontes usadas, nao sei porque voce iria querer isso mas tá ai:
https://fgf.com.br/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Ga%C3%BAcho_de_Futebol_de_2016_-_Divis%C3%A3o_de_Acesso
https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1993_-_S%C3%A9rie_C
https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Ga%C3%BAcho_de_Futebol_de_1995_-_S%C3%A9rie_A
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_Esportiva_Recreativa_e_Cultural_Brasil#:~:text=O%20Brasil%20%C3%A9%20finalista%20da,a%20maior%20conquista%20do%20clube.
Se voce leu até aqui, agradeço, deu trabalho xd.